26 setembro, 2011

Celulite - As Vilãs


O QUE VOCÊ AINDA NÃO SABE SOBRE CELULITE – Parte 2

               Lipodistrofia ou fibro edema gelóide é o nome correto para essa patologia, a popular celulite. Essa, e outras informações você confere na entrevista que o Cvira Bonita fez com a fisioterapeuta e psicóloga, Inês Helena Brito Camargo. Profissional que atua há mais de 25 anos, interessada pela MTC (Medicina Tradicional Chinesa) seguiu a vertente Tui-Na (massagem terapêutica) e foi se especializando no tratamento dessa patologia através de vários cursos como acupuntura, massagem terapêutica, cosmetologia e fisiologia de pessoas que possuem celulite. Graduada em Fisioterapia pela ESC-WPos-Brasília DF, últimos Cursos de Extensão: Drenagem Linfática de Volder (Instituto Brasileiro de Pesquisa - (SP) - Curso de Acupuntura Estética (o que inclui celulite) pela Profciencense- RJ - Laser Fototerapia pelo Sistema Quasar Estetiquè - SP Eletrolipolise para fibro edema gelóide (em curso).
Vamos á entrevista!



Cvira Bonita: Quando a celulite foi descoberta como doença? Como ela foi caracterizada?

Inês: Esta historia relacionada à celulite remonta através de estudos de Balfur, que em 1816 já havia descrito a formação nodular cutânea. Brassas Brau caracterizou a fibro edema geloide como edema não inflamatório do tecido conjuntivo, com a ruptura da membrana adipocitária e formação de nódulos, formando as depressões da pele em casca de laranja pela tensão das fibras de colágeno arqueada, que tracionam a superficie da pele até o interior.        

Cvira Bonita: Quais são as causas da celulite?

Inês: Existem fatores predisponentes, como a genética, idade, sexo e desequilíbrios hormonais, estresse, fumo, sedentarismo, desequilíbrios glandulares, perturbações metabólicas do organismo, maus hábitos alimentares e disfunção hepática.

Cvira Bonita: O que faz a mulher ter mais celulite que o homem? Quais regiões do corpo onde ela aparece mais?

Inês: Pela própria condição biológica da mulher que apresenta um número duas vezes maior de adipócitosestrógeno, (ácidos graxos) em relação ao homem. Na mulher, qualquer aumento de tecido adiposo, tais como excesso de peso, idade (que está relacionada com o estrógeno) tendem a depositarem-se nas zonas onde se encontram os estrógenos, como braços, coxas, quadris e glúteos. Por isso com o passar da idade deve-se verificar a alimentação necessária e sua modificação, para que não haja acúmulos de substratos, o que resulta uma condição de agravamento e expansão dos estados de obesidade.

Cvira Bonita: Quais os mais recentes estudos ou tratamentos que chegaram ao mercado?

Inês: Entre muitos estudos para celulite o que está em pauta com resultados positivos é a eletrolipólise, que tem como principio um método invasivo para a quebra de macromoléculas (adipócitos) possibilitando a entrada nas células e excrementado pelas vias urinárias e intestinais; serve também para estrias (parte subcutânea) e para flacidez. Como principio inquestionável pela ciência está a drenagem linfática.  

Cvira Bonita: Ficar muito tempo sentado piora a celulite? Por quê? O que você recomenda para as mulheres que trabalham sentadas?

Inês: Ficar muito tempo sentado ou em pé, não vai piorar a celulite, mais sim a circulação que já está deficitária, pois o tecido adiposo exige que seja nutrido pelos vasos sanguíneos. A recomendação de maior importância é a cada hora de trabalho em uma mesma posição, fazer 5 minutos de exercício que seja oposto ao que estava fazendo: ex. após ficar sentada uma hora: ficar em pé e andar por 5 minutos e se tiver a possibilidade de alongar-se será mais bem aproveitado pela circulação, o que poderá prevenir (não melhorar) a celulite. 

Cvira Bonita: Quais tratamentos mais recomendados para os diversos graus de celulite e o que deve se esperar dos resultados?

Inês: O tratamento recomendado é o multidisciplinar, tais como nutrição balanceada, atividade física, controle do peso corporal, melhora da circulação (o que poderá ser com caminhadas, exercícios, massagens, Ultra-Som, acupuntura com eletro Sikuro). Poderá de acordo com o nível ( I, II ,III ) ter uma melhora de cem por cento (I) e (II). Para o de nível III todos estes tratamentos tem caráter positivo, a médio prazo, trazendo a redução significativa . Para o tratamento grau I o mais recomendável é controle alimentar e de peso corporal com atenção voltada para a circulação (neste caso a drenagem). Esta condição serve também para o grau II. O grau III, o que inclui a "casca de laranja", será necessário todos estes protocolos e mais o controle medico, para detectar possível desequilíbrio que poderá ser hormonal ou fisiológico.      

Cvira Bonita: Afinal, refrigerante é ou não um vilão?

 Inês: O refrigerante é considerado o grande vilão imaginário da celulite, não tem papel importante para causar celulite, pode no máximo aumentar a retenção de liquido devido ao sódio, desmineralizar os ossos devido o gás, ou aumentar o peso devido ao açúcar o que vem a agravar, porem não faz aparecer celulite no corpo, mesmo porque as células adiposas já nasce com o bebê, e até aos 5 anos poderá aumentar na quantidade, depois só poderá aumentar de tamanho.

Devido à grande quantidade de perguntas e a disponibilidade da fisioterapeuta, não perca a conclusão dessa entrevista no próximo post!

Respostas às perguntas como:

O que um creme anticelulite deve conter na fórmula para dar algum resultado? Qual a maneira correta de passá-lo?                                                                                            
Calça apertada piora celulite?                                                                                             
Depois do tratamento concluído, a celulite pode voltar mesmo a pessoa mantendo o peso e tomando os cuidados necessários?

Quaisquer dúvidas deixem aqui nos comentários. Até o próximo e não esqueçam......Espalhem para as amigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário