Depois de passar pela Colômbia, Argentina e pelo Uruguai, o Secretário-Geral das Nações Unidas,Ban Ki-moon, chega ao Brasil no dia 16 de junho, acompanhado de sua esposa, Ban Soon-taek. A visita oficial será realizada em Brasília, por dois dias. É a terceira vez que Ban Ki-moon vem ao país desde que iniciou seu mandato na ONU, em janeiro de 2007.
Na quinta-feira, o Secretário-Geral se reunirá com a presidente Dilma Rousseff para discutir agenda internacional. Ele também se encontrará com Antonio Patriota, Ministro das Relações Exteriores do Brasil; Gilberto Carvalho, Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, durante encontro com lideranças da sociedade civil; José Sarney, Presidente do Senado Federal; Marco Maia, Presidente da Câmara Federal dos Deputados, além de funcionários da ONU no Brasil.
Na sexta-feira, mais quarto compromissos estão agendados. Ban conversará com Tereza Campello, Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente; Fernando Collor, Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, e Marina Silva, ex-senadora que faz parte do Grupo do Secretário-Geral dos Defensores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.
A visita encerrará a viagem do oitavo Secretário-Geral das Nações Unidas pela América Latina. Das outras vezes em que esteve no Brasil, em 2007 e 2010, Ban se encontrou com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e visitou uma usina de álcool na cidade de Jaboticabal/SP, a floresta Amazônica e a comunidade Babilônia, no Rio de Janeiro. Ele também prestou uma homenagem aos militares brasileiros que morreram no terremoto do Haiti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário