A modalidade do intercâmbio cultural já é bastante tradicional entre norte-americanos e europeus, e agora começa a ser explorada pelas agências de intercâmbio no Brasil. Essa atividade tem como objetivo o trabalho voluntário no exterior estimulando o conhecimento profundo da cultura do país e aprendendo ou aprimorando o idioma, além de voltar com a bagagem repleta de auto realização e crescimento pessoal.
Equador, Peru, África e Índia são alguns dos destinos desse tipo de intercâmbio. Os principais focos das atividades do intercâmbio com trabalho voluntário são o trabalho com crianças carentes, apoio a projetos na área de saúde, educação e preservação da fauna. Apesar da Europa e Oceania serem países desenvolvidos também existem programas que levam brasileiros para realizar trabalho voluntário nesses locais pois a demanda em áreas como saúde, agricultura e meio ambiente são grandes.
O perfil de quem procura esse tipo de experiência é formado, geralmente, por jovens entre 20 e 30 anos, que já realizaram ou pretendem realizar alguma atividade voluntária no Brasil e que querem fugir do padrão dos programas de intercâmbio mais tradicionais. Trabalhar como voluntário em outro país pode ser considerado o intercâmbio cultural em sua essência, 24 horas por dia
Quem leva:
CI - www.ci.com.br
EF - www.ef.com.br
Abic - www.abic.org.br
Experimento - www.experimento.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário