10 setembro, 2011

Celulite - As vilãs


O QUE VOCÊ AINDA NÃO SABE SOBRE CELULITE – Parte 1
Celulite é uma palavra chata de escutar, não é? Faz a gente se lembrar da nossa e como não gostamos dela. Esses furinhos na pele são responsáveis pela dor de cabeça de 90% da população mundial feminina. Definitivamente, você não está sozinha nessa! Vamos entender de uma vez por todas porque só nós, mulheres, somos muito mais atingidas que os homens.
Infelizmente não vamos falar aqui em cura para a celulite. Mas não desanimem, porque há diversos tratamentos em que a melhora pode chegar até a 70%. Essa maravilha depende muito de você e da sua escolha pelo tratamento mais adequado ao seu estágio de celulite, assim como seus hábitos alimentares e a frequencia dos exercícios físicos que você pratica. E não podemos esquecer os fatores que não dependem de nós, como os fatores hormonais, veno-linfáticos, genéticos e étnicos.

Afinal, o que é a celulite?

Celulite é uma alteração na hipoderme, a camada logo abaixo da pele, e é formada pela expansão do tecido adiposo em direção ao tecido cutâneo, devido ao acúmulo de gordura e toxinas pelas células, formando aquele temido aspecto de ‘casca de laranja’.

As células de gordura na hipoderme estão organizadas em câmaras de fios de tecido conjuntivo. A armazenagem de gordura e o metabolismo das células adiposas reagem apenas às variações hormonais, e não às dietas ou exercícios. Já as células de gordura que estão nas camadas inferiores à hipoderme, são sensíveis a dietas e exercícios.

Qual a diferença entre homens e mulheres?
A diferença está na organização das câmaras que armazenam gordura. Nas mulheres a organização de tais câmaras é vertical, permitindo assim acumular mais gordura. Nos homens elas estão diagonalmente em pequenas unidades, que além de acumularem menos gordura, não resultam em celulite.
        Homem                                                       Mulher

Como elas surgem?
Basicamente:
  • As células adiposas alargam, devido à acumulação de gordura
  • As paredes capilares tornam-se excessivamente permeáveis causando a acumulação localizada de fluidos
  • A drenagem linfática insuficiente demora a eliminação do excesso de fluidos
  • As células adiposas agrupam-se e ficam ligadas por fibras de colágeno, e impedem a corrente sanguínea
  • Os fios de tecido conjuntivo endurecem, contraem-se, e puxam a pele para baixo

Os graus de celulite
·         Grau 1
Não tem covinhas quando está de pé ou deitada, e quando belisca a pele, não aparecem.
·         Grau 2
Não tem covinhas quando está de pé ou deitada, mas quando belisca a pele, aparecem.
·         Grau 3
As covinhas estão presentes naturalmente quando está de pé mas não deitada.
·         Grau 4
As covinhas estão presentes naturalmente quando está de pé e deitada.









Mitos e verdades


E esse assunto não acabou por aqui não! No próximo post: prevenção, dicas para usar em casa e os mais atuais tratamentos (para todos os bolsos!) que irão fazer você ficar a vontade naquele biquíni no final do ano. O verão está chegando, ainda dá tempo de começar a sua preparação, ganhar saúde e olhares!
E uma novidade: uma entrevista com uma fisioterapeuta com mais de 25 anos de experiência na área que vai nos contar tudo sobre os últimos tratamentos contra a celulite. Não percam!
Comentem, perguntem e... Espalhem para as amigas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário