Por isso é importante se preparar e ficar atento ao que pode prejudicar ou te dar aquele empurrão na hora H.
Combatendo o estresse: Praticar atividades físicas
Ao contrário do que se imaginava, exercícios físicos não são a solução mágica contra o estresse, eles ajudam mas não são determinantes.Eles tem mais uma função preventiva , vão tornar seu corpo e condicionamento físico para enfrente as grandes cargas da sua rotina de estudos.E como sempre a velha dica lá do tempo de vovô garoto : Qualidade e não quantidade.Combatendo o estresse: SONO
Sabe aquele tempo em que você fica em stand by das 00:00 até as 5:00? Então isso deveria ser suas horas de sono, ou pelo menos seu corpo precisa de pelo menos 7 h de sono para manutenção correta do seus sistemas. Sem isso, você até pode achar que está tudo legal, mas o preço virá com o tempo, e o tempo cobra caro. A manutenção do ciclo circadiano (que influencia, por exemplo, a digestão, a renovação das células, a temperatura do corpo, etc.) também é bastante protetora para impedir que quadros de ansiedade apareçam.Então :Durma e descanse, mas não durma no ponto.Combatendo o estresse: Evitar o uso de estimulantes
O uso de cafeína, álcool e bebidas energéticas só pioram a situação.Sem o cuidado devido, você jovem padawan entrará num ciclo vicioso, sem alimentação adequada, sem sono adequado e recorrendo ao uso de ''muletas'' estimulantes, não estará ajudando em nada seu desempenho. Muitos estudantes, em qualquer fase evolutiva (do reles calouro ao virtuoso veterano) não cuidam da saúde com exercícios físicos, consequentemente perdem o sono equilibrado e acabam recorrendo aos estimulantes, como o café, para conseguir estudar.
Além desses fatores, é importante prestar atenção para seus pensamentos. Citando o filósofo grego Epitectus (Sim somos cultos em algumas ocasiões), “os homens são perturbados não pelas coisas em si, mas pelo que pensam sobre elas. O aluno começa a ter pensamentos catastróficos, por exemplo, que não vai se lembrar de nada na hora (embora isso aconteça muito com muito mais frequência do que se pode pensar em besteiras)da prova e isso chega a influenciar sua saúde física. Seus batimentos cardíacos aceleram e ele entende que está ansioso, começa a passar mal, ter dor de barriga e brancos durante as provas.
Mantenha o equilíbrio, já que a ansiedade exagerada pode levar à depressão. Alguns sintomas desse quadro são alterações do sono (falta ou excesso), diminuição de interesse e da concentração, sensação de dreno de energia, culpabilidade exagerada, alterações de apetite e pensamentos catastróficos. São sentimentos que chamados de ‘os três is’: insuportável, impossível e interminável. Para combatê-los os você devem cobrar atitudes e não resultados.
Fonte:Exame,Unversia,UOL .
Nenhum comentário:
Postar um comentário